Clube do Livro - A História de Uma Serva
- des-iguais
- 21 de jun. de 2020
- 1 min de leitura

Autor(a): Margaret Atwood (Canadá)
Publicação: 1985
Género Literário: Ficção distópica
Nº de páginas: 352
A narrativa começa quando extremistas religiosos de direita derrubam o governo norte-americano, queimando a Constituição e implementado um regime totalitário. A América passa a chamar-se República de Gileade e torna-se um estado fundamentalista onde as mulheres férteis – conhecidas por Servas, são obrigadas a conceber filhos para uma elite estéril.
Defred, uma das Servas na República de Gileade, acaba de se transferir para a casa do misterioso Comandante e da sua mulher, está autorizada a ir uma vez por dia aos mercados, onde as tabelas de preços passaram a conter apenas imagens porque as mulheres estão proibidas de ler. Defred também tem que rezar para que o Comandante a engravide, pois numa altura em que se deu um decréscimo da taxa de natalidade, o valor da Serva reside apenas na sua fertilidade e, em caso de fracasso, ela é exilada nas Colónias, um lugar perigoso e contaminado.
Defred pensa nos momentos que passou com o marido e com a filha, quando tinha um emprego e era livre, antes de perder tudo – até o próprio nome. Essas memórias começam a misturar-se com o desespero e com ideias perigosas de rebelião e amor.
A História de uma Serva é uma visão marcante sobre uma sociedade radicalmente modificada e reorganizada por uma revolução religiosa e ideológica.
Comments