#QuemSou - Carolina Beatriz Ângelo
- des-iguais
- 16 de jun. de 2020
- 1 min de leitura

Carolina Beatriz Ângelo nasceu em 1877, na Guarda, na sua carreira de médica destaca-se o facto de ter sido a primeira mulher portuguesa a operar no Hospital de São José, tendo trabalhado ainda no Hospital de Rilhafoles. Mais tarde, dedicou-se à Ginecologia, com um consultório na Baixa de Lisboa.
Além de médica, Beatriz foi ainda uma voz ativa na intervenção política e social, tornando-se uma das principais ativistas da sua época. Defensora dos direitos das mulheres, lutou pela causa da emancipação e sufrágio feminino. Em 1909 fez parte de um grupo de mulheres que fundou a Liga Republicana das Mulheres Portuguesas, cujos principais objetivos eram o sufrágio feminino, direito ao divórcio, direito da instrução das crianças e da igualdade de direitos para homens e mulheres.
Beatriz foi a primeira mulher a votar em Portugal, numa altura em que o direito ao voto era concedido aos cidadãos portugueses, maiores de 21 anos que sabiam ler e escrever e que eram chefes de família. Devido à persistência de Beatriz, à ambiguidade da lei e ao facto de trabalhar, ser viúva e ter a seu cargo uma filha, conseguiu exercer o direito até então vedado às mulheres.
Beatriz Ângelo foi uma das mulheres mais marcantes da história de Portugal e cujo legado é extraordinário.
“Excluir a mulher só por ser mulher é simplesmente absurdo e iníquo e em oposição com as próprias ideias de democracia e justiça proclamadas pelo Partido Republicano” – João Baptista de Castro, juiz que proferiu a sentença que viria a permitir que Carolina Beatriz Ângelo votasse.
Comments