#QuemSou - Simone de Beauvoir
- des-iguais
- 16 de jun. de 2020
- 1 min de leitura

Simone Lucie-Ernestine-Marie Bertrand de Beauvoir, nasceu no dia 9 de janeiro de 1908, na cidade de Paris e faleceu no ano de 1986, foi escritora, filósofa existencialista, memorialista, ativista política e feminista.
Estudou doze anos no Instituto Adeline Désir, um colégio católico e frequentado só por meninas. No último ano, em 1925 começou a frequentar o curso de matemática no Instituto Católico de Paris. Mais tarde, começou os seus estudos no Instituto Saint-Marie de Neuilly, no curso de Literatura e Línguas. Seguiu-se, a entrada na Universidade de Sorbonne, para estudar Filosofia, curso que concluiu no ano de 1929, tendo-se tornado, com 21 anos de idade, na pessoa mais jovem a ser aprovada no concurso de “agrégation” em Filosofia e a nona mulher a obter este grau. Iniciou, então, a sua carreira de professora de Filosofia, tendo começado a dar aulas na Universidade de Marseille, aos 23 anos, cargo que ocupou até 1932. Regressou a Paris em 1936 para lecionar no Lycée Molière.
Como escritora, redigiu várias obras ao longo da sua vida, nomeadamente “O Segundo Sexo”, um ensaio publicado em 1949, que se viria a tornar-se na sua obra mais conhecida. Nela, a autora fez uma profunda análise sobre o papel e a situação da mulher na sociedade e contrariou os padrões sociais patriarcais, impostos nomeadamente pela igreja, tendo-se tornado numa das obras mais celebradas e importantes para o movimento feminista.
“One's life has value so long as one attributes value to the life of others.” ― Simone de Beauvoir
Commentaires