#QuemSou - Frida Kahlo
- des-iguais
- 18 de abr. de 2020
- 1 min de leitura
Atualizado: 2 de mai. de 2020

Nascida em Coyocacán, a 6 de Julho de 1907, Magdalena Carmen Frida Kahlo Calderón foi uma artista, pintora e política mexicana.
Aos 6 anos de idade, sofreu de poliomielite, nunca recuperando a mobilidade total numa das pernas – o que a levou a adoptar o estilo de vestir icónico que possuía (saias compridas e coloridas).
Durante a infância o seu amor pelas artes floresceu, graças à influência do seu pai, que exercia funções enquanto fotógrafo.
Aos 18 anos sofreu um acidente, enquanto viajava num eléctrico e foi obrigada a submeter-se a dezenas de cirurgias. Durante a altura em que a artista esteve acamada, arranjou maneira de adaptar um cavalete de modo a conseguir pintar mesmo estando imóvel.
Casou com Diego Rivera, quando tinha 21 anos e juntos ingressaram no Partido Comunista Mexicano. No entanto, o seu casamento foi bastante turbulento e marcado por rupturas e reconciliações. Devido às sequelas deixadas pelo acidente, nunca conseguiu ser mãe, retratando essa tristeza inclusive em algumas das suas obras.
A sua pintura é caracterizada sobretudo pelos auto-retratos, pois afirmava querer recriar algo que conhecia totalmente, mas também por questões íntimas femininas (na altura consideradas tabu) como partos, abortos e feminicídio.
“At the end of the day, we can endure much more than we think we can.” ― Frida Kahlo
Comments