#QuemSou - Margaret Sanger
- des-iguais
- 6 de jun. de 2020
- 1 min de leitura

Nasceu em Nova Iorque no ano de 1879, ao longo da sua vida foi enfermeira, ativista, escritora e Feminista. Margaret desenvolveu o conceito de controlo de natalidade, e mais tarde, aos 31 anos quando se mudou para a vila de Greenwich começou a promover a sua legalização.
Um dos fatores que levou Margaret a lutar pela legalização, foi a saúde débil da sua mãe e consequentemente a sua morte precoce, que ela pensava ter sido resultado do facto de aquela ter dado à luz onze filhos.
Margaret estudou, tornou-se enfermeira, casou e teve três filhos. Em 1910 o casal e os filhos foram viver para Manhattan, onde se desenvolveu a sua carreira de escritora. Redigiu vários artigos sobre o controlo de natalidade, a importância de haver informação, sexualidade, e os direitos da mulher querer ou não ter filhos, por ter escrito estes artigos foi processada e teve que procurar refúgio.
Apesar disto, em 1916 Stanger abriu a primeira clínica de controlo de natalidade nos Estados Unidos, que começou a realizar abortos quatro anos após a sua morte.
O trabalho de Margaret foi essencial para a legalização do controlo de natalidade, e para a importância de a mulher ter poder de decisão relativamente a querer ou não ter filhos.
"No woman can call herself free until she can choose consciously whether she will or will not be a mother" – Margaret Sanger
Comments